Cuidados para garantir a segurança da criança no trânsito

Cuidados para garantir a segurança da criança no trânsito

O trânsito é a principal causa de morte de criança por acidentes, por isso, sempre que você andar de automóvel com o seu filho, não dispense o uso dos dispositivos de segurança. Pesquisas comprovam que o uso destes equipamentos chegam a evitar cerca de 71% dos casos de morte e 69% das hospitalizações.

 As crianças são mais vulneráveis aos acidentes de trânsito, pois, possui um corpo pequeno, o que facilita a movimentação entre os vãos livres do carro no momento de um impacto; e aumenta possibilidades de ser arremessado para fora do veículo; sua estrutura física em desenvolvimento ainda é frágil, aumentando as chances de ferimentos graves; além da menor capacidade de reação diante de uma situação de risco.

No Brasil, desde maio de 2010, entrou em vigor a lei que determina que o transporte de crianças até os sete anos e meio devem, obrigatoriamente, ser feito no banco traseiro do veiculo e com a utilização dos dispositivos de retenção específicos: bebês de até um ano de vida têm que estar em bebê-conforto ou conversível, de um a quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos em assento de elevação.

O descumprimento da lei é considerado infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Assim, para evitar a punição e principalmente garantir a segurança de seu filho é preciso estar atento para evitar alguns descuidos tais como instalar o bebê conforto virado para frente, usar o dispositivo inadequado para idade e peso da criança ou deixar de usá-los devido o percurso ser curto.  Outras orientações também devem se seguidas:

·         Evite dar alimentos para a criança dentro do veículo. No caso de uma freada brusca, ela pode engasgar ou machucar a boca com garrafas ou outros recipientes de plástico;

·         Crianças precisam de entretenimento, mas tenha cuidado com objetos que podem ser lançados por ela e acabar atingindo quem está na direção;

·         Deixe o vidro da janela próxima a criança fechado ou ligeiramente aberto para evitar que ela coloque a mão para fora ou jogue objetos na rua;

·         Não fique virando para trás para conversar com a criança. Se ela estiver agitada demais ou chorando muito, pare o veículo em um local seguro até que ela se acalme. Lembre-se que desviar a concentração da direção, mesmo que por um período breve, pode causar um acidente, pois diminui o seu tempo de resposta à imprevistos;

·         Como bebês com idade inferior a um ano precisam ficar de costas, já que o bebê conforto deve ser encaixado dessa maneira, há a opção de colocar um espelho no banco de trás que permita que a mãe veja a criança apenas olhando pelo seu próprio espelho retrovisor.

Você ainda pode encontrar mais dicas e orientações no Guia CRIANÇA SEGURA no Carro disponível para download no site: http://criancasegura.org.br/page/guia-crianca-segura-no-carro.

 Por: Cinthia Tavares



Leia também: