Banho de ofurô em bebê remete ao útero da Mãe

 Banho de ofurô em bebê remete ao útero da Mãe

Se você já começou a preparar o enxoval de seu bebê, já deve ter se deparado com o ofurô, uma espécie de balde de banho desenvolvido por pediatras e obstetras holandeses no ano de 1997 na tentativa de promover uma transição tranquila do útero para a nova realidade dos recém-nascidos.

O banho quente, há tempos já é recomendado pelos os especialistas, devido a sensação tranquilizadora e o efeito relaxante oferecidos pela água aquecida. A temperatura remete o recém-nascido ao útero da mãe, entretanto o ambiente e a posição não são as mesmas, e isto pode despertar insegurança e estresse, o que, algumas vezes pode provocar até cólicas após o banho.

A proposta do banho no balde é manter a criança em uma situação similar à que experimentou no útero, com pernas e braços encolhidos, submerso do pescoço para baixo, promovendo assim efeito terapêutico.


A memória dos bebês começa a se desenvolver a partir do sexto mês de gestação, o que faz com que eles até os 9 meses de vida, sejam capazes de recordar as sensações intrauterinas. Assim, o ofurô, por ser apertado deixa a criança segura, pois, ao entrar em contato com a água, logo se lembrarão de um ambiente protegido, aquecido, escuro e da posição fetal em que costumavam ficar durante os nove meses da gestação.

 

Por conta disso, algumas maternidades já adotaram o banho de ofurô para o primeiro banho do recém-nascido e estimulam as mães a continuarem o processo em casa. Este processo pode ser feito até os seis meses de idade do bebê, ou até quando acriança couber sem ficar em pé.

Além do banho terapêutico, o ofurô também pode ser usado para o banho de higiene, substituindo a banheira tradicional. Lembrando apenas, que o segundo banho não precisa ser tão demorado quanto primeiro, com tempo suficiente para retirar as sujeiras. Desta forma é preciso salientar que alguns cuidados são necessários: a temperatura deve ser sempre verificada, considerando ainda que calor no fundo do balde é maior que na superfície. A mães não pode soltar o bebê de maneira nenhuma, por isso aconselha que nas primeiras semanas a ajuda de outra pessoa até que o bebê fique mais firme ou que se obtenha a prática.  Segue o passo a passo para o banho terapêutico no ofurô:

- Escolha um ambiente tranquilo e coloque uma música suave.

- Coloque ¼ de água no balde. Essa medida é indicada, porque quando o bebê senta, a água sobe e é preciso ficar atento para que o líquido não ultrapasse a altura do peito para não existir riscos de afogamento.

- A água deve estar numa temperatura entre 36º e 37º C.

- Coloque o bebê sentado com os bracinhos e perninhas encolhidas e dobradas (posição fetal) e encaixe-o com cuidado até o fundo do balde.

- deixe o bebê sozinho no balde porque ele pode se levantar e cair ou adormecer e se afogar.

- O banho dever levar entre 10 ou 15 minutos.

- Converse muito com seu bebê e curta o momento, sem pressa.


                                                                                                         Por Cinthia Tavares

 



Leia também: