Novembro Roxo: Mês de Sensibilização Para a Prematuridade

Novembro Roxo: Mês de Sensibilização  Para  a Prematuridade

O mês de novembro foi escolhido juntamente com a cor roxa para lembrar a sociedade a importância da conscientização e luta para prevenir o parto prematuro, sendo estabelecido o dia 17 Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.

O parto prematuro ocorre quando o nascimento acontece antes da 37º semana de gestação. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Os nascimentos prematuros são responsáveis por quase metade das mortes de recém-nascidos no mundo. No Brasil nascem cerca 300 mil bebês prematuros por ano (11,7% dos partos) o que coloca o país na 10ª posição no ranking mundial de prematuridade.

O nascimento prematuro pode ser provocado por alguma síndrome genética ou má formação apresentada pelo bebê, mas na maioria das vezes as causas são maternas, tais como Infecções urinárias, hipertensão, uso de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas entre outras causas. Por isso alguns cuidados são necessários para evitar o parto prematuro.

  Iniciar o pré-natal logo que descobrir a gravidez é essencial, pois no caso de alguma doença ou infecção serem descoberta o tratamento precoce aumenta as chances de não haver sequelas. Apresentara ao obstetra o seu histórico médico também é muito importante para que ele fique ciente de qualquer pré-disposição.

Mantenha uma dieta equilibrada composta dos mais variados nutrientes. Inclua alimentos como carnes magras, laticínios, ovos e cereais, que são ricos em a vitamina B12 que pode evitar problemas na formação do feto.

Não ingira bebidas alcoólicas. Hidrate-se, A falta de água pode provocar contrações, fator que pode adiantar o parto. Também é recomendada a prática de exercício físico, desde que seja orientado e autorizado por seu médico.

Por Cinthia Tavares



Leia também: