Segundo filho

Segundo filho

      A chegada de um bebê exige da família uma série de preparações que vão desde o enxoval até a criação de uma nova rotina para atender as necessidades do bebê. Quando a essa experiência se repete é necessário que durante esse processo os pais também fiquem atentos adaptação do filho mais velho a nova realidade familiar.
      Desde o início os pais devem observar o comportamento do filho mais velho. Ao contar a novidade para a criança, perceba qual a reação, procure saber como ela se sente. É comum a criança se sentir enciumada e insegura achando que com a chegada do irmãozinho ela irá perder o carinho e atenção dos pais, mostre para ela que isto não irá acontecer.
     O diálogo é fundamental para que a criança compreenda as mudanças que ocorrerão dentro de casa, por isso explique como é a rotina de um bebê e o quanto o irmão que irá nascer precisará de cuidados, assim como ele precisou quando nasceu. Mostre fotos e vídeos da criança quando era recém-nascida podem ajudar. Também comente que você irá para o hospital e deixe claro quem vai tomar conta dela enquanto você estiver no hospital.
     Fazer com que a criança participe da gravidez é muito importante, permita-o participar da compra do enxoval, da arrumação do quarto, da escolha do nome. Estimule a conversar com o irmãozinho ainda na barriga, a colocar mão para sentir o bebê chutar. Mostre a criança o quanto especial o papel do irmão mais velho. Após o nascimento deixe-o vivenciar a rotina do bebê e te auxiliar em algumas atividades, como pegar uma fralda.
     O mais importante neste processo é deixar claro para a criança o seu amor não vai se alterar, por isso mesmo com toda atenção que recém-nascido demanda reserve um tempo para se dedicar exclusivamente ao seu primogênito.

 

 Por Cinthia Tavares



Leia também: