Hora de visitar o recém-nascido.

Hora de visitar o recém-nascido.

O nascimento de uma criança é momento especial e ansiedade para conhecer o bebê contagia todos amigos e familiares. Porém, não podemos esquecer este momento também é período de adaptação tanto para mãe quanto para o bebê, por isso estas primeiras visitas devem ser cercadas de cuidados e obedecer algumas regras.

Procure saber dos pais da criança se eles preferem que a visita aconteça no hospital ou na maternidade, pois há mães que preferem que as visitas apenas aconteçam quando ela e bebê já estiverem em casa, outras sentem-se mais segura quando pode conta com toda infraestrutura oferecida pela maternidade.

Seja em casa ou na maternidade, antes de qualquer visita é extremamente necessário telefonar marcando um horário, pois a criança ainda não possui uma rotina estabelecida, então para evitar chegar no momento de descanso de mãe e filho, ligue antes combinando um horário, seja pontual e não demore mais que trinta minutos.

Se você irá visitar um recém-nascido, não fume, não use perfume, pois cheiros muito fortes podem provocar alergias no bebê. Se você estive doente, adie a visita, lembre-se o sistema imunológico ainda está em formação.

Não peça para segurar a criança, aguarde os pais oferecer.  Sempre higienize as suas mãos antes de carregar o recém-nascido. Em hipótese alguma peça aos pais para acordar o bebê. Se o bebê quiser mamar, deixe mãe e filhos sozinhos.

Apenas tire foto da criança com autorização dos pais, não use flash e nem poste nas redes sociais se a permissão.

Evite levar crianças, pois elas fazem barulho, gostam de brincar, querem segurar o bebê no colo. Evite dar palpites, apesar da intenção de ajudar, conselhos demais podem ter efeito contrário, deixando a mãe insegura.

Por Cinthia Tavares



Leia também: