Novas regras para o parto cesário

Novas regras para o parto cesário

Na última segunda-feira (20), o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou através de uma resolução as novas regras para o parto cesariano programado.  Segundo o regulamento, os médicos só poderão realizar cesáreas programadas, a pedido da gestante, a partir da 39ª semana de gestação, quanto o bebê corre menos riscos.

Antes, bebês que nasciam a partir da 37ª semana de gestação já eram considerados maduros, porém O CFM considerou um estudo feito pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), em 2013, que aponta que entre 37 e 39 semanas o bebê ainda está desenvolvendo o cérebro, os pulmões e o fígado, bebê ainda está desenvolvendo o cérebro, os pulmões e o fígado, assim há riscos do bebê nascer antes do tempo correndo o risco de apresentar problemas respiratórios e as dificuldades para regular a temperatura corporal e para se alimentar. Além disso, poderia haver altos índices de bilirrubina, substância presente na bile que pode causar icterícia e, em casos mais graves, causar danos cerebrais e de visão e audição.

As novas regras visam assegurar tanto a segurança do bebê quanto o direito da gestante à cesárea. Para isso, a resolução determina ainda que a mulher assine um termo de consentimento livre e esclarecido, documento que comprova que ela sabe dos benefícios e riscos do procedimento.

Exceções serão feitas quando indicações médicas que determinem a necessidade de adiantamento do parto para preservar a saúde da grávida ou do feto, a exemplo caso da pré-eclâmpsia, por exemplo, que provoca um aumento perigoso da pressão arterial da mulher apresentação pélvica do bebê (quando o bebê está ‘sentado’), gestação de gêmeos, sofrimento fetal agudo (identificado pelo batimento cardíaco), fetos com mais que 4,5 kg, posição transversa do feto, placenta prévia oclusiva, descolamento prematuro da placenta com feto vivo, entre outros. Outra possibilidade é quando a mulher entra em trabalho de parto antes das 39 semanas.


Por Cinthia Tavares



Leia também: