Esterilizando a mamadeira do bebê.

Esterilizando a mamadeira do bebê.

A gente sabe que o ideal seria que nossos bebês não usassem mamadeira, mas também sabemos que na realidade, isso nem sempre é possível. Assim sendo, é necessário que estes utensílios sejam esterilizados.

Até os nove meses de vida o sistema imunológico ainda está em formação o que torna os bebês são mais vulneráveis a infecções provocadas por bactérias. Por isso, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados, e a esterilização é fundamental para proteger das bactérias que podem se concentrar nos utensílios do bebê.

Podemos esterilizar as mamadeiras de três maneiras:

A primeira, do modo que nossas mães faziam, em uma panela (nova e exclusiva para este uso) com na água fervente por cinco minutos, onde mergulhamos os objetos e depois com uma pinça especifica. Com este método é preciso ter atenção com o tempo e a temperatura da água, pois se os utensílios ficarem fervendo por muito tempo, podem ser danificados.

Nas outras duas maneiras, contamos com equipamentos específicos para nos auxiliar.

O esterilizador de micro-ondas é prático e fácil, basta acomodar as mamadeiras abertas de boca para baixo e espalhar os acessórios, após acrescentar a água e tampar e levar ao micro-ondas para fazer a esterilização.

Há no mercado o esterilizador elétrico, para utilizá-lo deve-se seguir as recomendações indicadas pelo fabricante. Em média o procedimento dura cerca de 7 a 8 minutos, e os utensílios podem ficar secando no próprio aparelho antes de guardá-los em um recipiente fechado.  A vantagem usar este aparelho é que ele desgasta menos os objetos, prolongando sua vida útil.  

Por Cinthia Tavares



Leia também: